Provavelmente você deve ter algum conhecido que toca violão, guitarra… e deve ter percebido que as unhas sempre estão bem curtas. Ficou com curiosidade? Então continua lendo e descubra porque os músicos precisam estar com as unhas aparadas!

Smelling Country Music GIF by Old Dominion - Find & Share on GIPHY

Parece ser engraçada essa informação, mas a mão que precisa ter as unhas aparadas é apenas a esquerda (no caso de você ser destro, isso vale para a mão direita). Como os dedos precisam apertar as cordas para tocar, é bem provável que as unhas grandes atrapalhem o desempenho.

Enquanto a mão esquerda deve ter as unhas curtas, a direita (no caso de você ser destro, isso vale para a mão esquerda) é melhor deixar crescer no caso de músicos que fazem o dedilhado. Grandes, mas limpas e bem cuidadas.

Claro, que há casos de pessoas que mantêm as unhas longas e tocam, porém, é bem mais difícil e precisa de muita habilidade.

Isso vale para qualquer tipo de instrumento?

Não, apenas para instrumentos que tem o contato direto com os dedos. Por exemplo, violão, cavaquinho, guitarra, etc.

Bb King Guitar GIF - Find & Share on GIPHY

No caso do piano e teclado a dificuldade não é tanta, mas vale também manter as unhas aparadas.

Já quem toca bateria não precisa ter essa preocupação! Porém vale cuidar da unha por questão estética e de saúde.

Como cortar as unhas para tocar melhor?

Corte no formato quadrado e reto. Fora isso, não ultrapasse o limite da pele, isso pode causar infecções.

Você também pode usar o Unhex, esse cortador de unhas tradicional, que já vem com lima e proporciona maior desempenho na hora de cortar as unhas. Fora isso, você pode escolher a versão com corrente para levar no chaveiro!