Se você pratica escalada ou é fã de esportes radicais, já deve ter ouvido falar do famoso mosquetão. Esse instrumento é basicamente um anel metálico com gatilho, que permite abrir para a passagem da corda.

Tipos de mosquetão

Muitas pessoas não sabem, mas existem diversos tipos de mosquetão e cada um com uma função específica:

Formato D
Esse é o formato mais tradicional do mosquetão. Esse modelo proporciona mais resistência e continua sendo mais leve do que os demais. O uso dele é indicado em Solteiras.

No conjunto Unhex Sport, o modelo de mosquetão incluído é o D! Saiba mais.

Formato Pêra

Já esse tipo serve como “mosquetão mestre” em uma parada equalizada. Um dos lados acaba sendo mais largo para ter um efeito meia volta, ou seja, para ajudar em escaladas mais altas.

Formato Oval

Apesar de não ser um formato tão comum, o mosquetão oval serve para carregar peças móveis com cabo de aço, possibilitando o manuseio com uma mão. Ele também é muito usado para quem pratica a escalada artificial.

Tipos de travas

Entender qual é o tipo de trava que acompanha o seu mosquetão também é importante:

Com Rosca

Esse tipo funciona da seguinte maneira: você rosqueia a trava impedindo que ela abra o mosquetão.

Sem Rosca

Também conhecida como trava automática, esse modelo não necessita que você se preocupe em rosquear bem. Porém, esse modelo custa mais caro e não é tão fácil de encontrar.

Como conservar o seu mosquetão?

 

É importante sempre lixar as arestas que surgem para não danificar a corda. Também vale não usar mosquetões já danificados, pois eles podem até causar algum acidente.

Para limpar, sopre o gatilho para tirar o pó e a sujeira, depois lave com água quente e detergente neutro. Por fim, você pode lubrificar a articulação, e se caso fazer isso retire o excesso depois.

Outro ponto é manter o seu mosquetão longe de umidade ou maresias.

Curtiu essas dicas sobre o mosquetão?